domingo, 4 de novembro de 2012

Sobre amor e geometria...

    Ontem fiquei impressionada com algo com que me deparei... Pode parecer futilidade, mas serve bem escrever sobre isso com sobriedade! Percebi que em praticamente todas as novelas da globo o enredo gira em torno não de um casal, mas de um triângulo amoroso! Tudo bem que há quem diga que toda forma de amor vale à pena, mas na forma de um triângulo, eu, particularmente, acho que não vale não.
    Me perdoem a falta de informação, não saberei dizer o nome dos personagens envolvidos em cada trama, mas sei que desde malhação, até o horário nobre têm triângulo amoroso, ah... isso TÊM!
    Mas quem nessa vida já não fez algo do que se envergonhe? Poderia chamar de arrependimento, se bons frutos não tivessem vingado desses passos em falso! Afinal... quanto aprendizado! Porém quando a gente recobre a responsabilidade pelo próximo, esse fardo fica muito pesado. Digo isso pois já me envolvi em triângulo amoroso sabendo dessa "condição", e até hoje não sei qual foi a extensão do dano no coração de cada um dos envolvidos, e vendo por este lado, me arrependo sim!
    Tudo isso pois uma coisa me parece certa: alguém sempre sai machucado! Ainda assim, há quem se deixe envolver, há também quem deixa que consigo se envolva, e há também quem goste de um rebuliço, como diria um bom gaúcho!
    É fácil escorregar em gentilezas que acabem por angularizar um triângulo perfeito! Afinal... Homens e mulheres parecem ser universos tão diferentes... Cada ser humano o é! Quanto mais de gêneros diferentes! Os homens não compreendem muito bem a simpatia que nos é característica, confundem bastante. Já as mulheres, não são acostumadas com homens muito gentis, o que também gera confusão a qualquer sinal de cavalheirismo. Acho que não há medida recomendável para essas "simpatias" e "cavalheirismos", ao mesmo tempo que acredito que um mundo mais gentil e amoroso seria uma grande evolução, caso não houvesse malícia ou maldade que manchassem as boas ações!
    Estou em um relacionamento sério já há algum tempo, e procuro me portar com discrição com relação à outras pessoas. Tento dosar o bom tratamento com o respeito que tenho pelo meu companheiro. Mas isso após uma profunda conversão de VALORES. Simplesmente porque almejo a perfeição para o meu par, assim como, e principalmente, aos olhos de Deus, ainda que tenha consciência de que estou muito longe disso...
    A qualquer sinal de angularização de um triângulo, por mais inocente que possa parecer, pulo fora! Não dou conta disso, não quero que ninguém se envolva comigo enquanto meu coração está comprometido e ocupado! Também não tenho interesse de deixar-me encantar por outra pessoa que não seja a pessoa que está ao meu lado... Pois isso não é difícil, o mundo está cheio de pessoas muito especiais, cheias de dons e qualidades que podemos admirar, sem nos deixarmos encantar e envolver...  Aquele com quem divido meus dias tem virtudes suficientes para ensinar-me, diariamente, a ser um pouquinho melhor.
    Algumas vezes somos meros espectadores da formação desses ângulos que formam um triângulo... Não sabemos ao certo como agir... Damos alguns sinais de insatisfação, mas também não podemos nos responsabilizar pela escolha do outro. É importante lembrar, contudo, que a grande maioria de nossas escolhas, importa em uma renúncia... 
    Certo é que um triângulo sufoca o coração e o melhor mesmo é deixar ele RESPIRAR! 
    Da minha parte, procuro valorizar o que tenho, ser grata pelas coisas como são e ser menos queixosa, e tenho muito o que melhorar nesse último quesito... Não idealizar a relação ou relações, e também "não ver chifre em cabeça de boi". Certas vezes a intuição fala tão alto que isso fica realmente difícil, mas, como dizem nossos camaradas Beatles... LET IT BE!
    De toda sorte, recomendo aos homens e mulheres, que antes de criarem expectativas, ou deixarem-se envolver, deem uma olhadinha discreta para as mãos da pessoa, seja na direita ou na esquerda, muitas vezes está estampada uma relação, então respeitem: a pessoa e aquela com quem esta tem uma relação. Ser responsável por um descaminho ou dificultar o caminho de alguém pode ser um fardo pesado! Não coloquem nada nas entrelinhas, apenas observem, até a saga Crepúsculo tentou engendrar um triângulo, mas o amor venceu e a amizade, por outro lado, prevaleceu!
    E para quem sofre com alguma dessas dores...



Nenhum comentário:

Postar um comentário