domingo, 26 de agosto de 2012

"Guarda em teu coração..."

"Os olhos são a janela da alma..."  Já escutei essa frase algumas vezes, em diversas situações. Nunca soube quem era o autor da frase. Hoje perguntei ao "Dr. Google" e ele me respondeu ser Leonardo Da Vinci. Não sei se a frase é mesmo de sua autoria e também à mim não interessa engrandecer o autor pelas palavras assim colocadas, mas sim refletir sobre elas e sobre o motivo pelo qual me encantam os olhares.
Quem me olha profundamente nos olhos não sei por que razão, me inspira confiança! Parece nada ter a esconder ou a temer. Quem me olha nos olhos parece dizer, antes de mais nada, e sem precisar verbalizar: "eu realmente estou aqui". Sinto como se a troca de olhares antecipasse se realmente estamos disponíveis e abertos uns para os outros. Pais, amigos, irmãos, enamorados... Enxerguem-se! Olhem mais profundamente. Há muitas coisas guardadas no coração. O olhar poderá dizer algumas delas.
O riso geralmente fala sobre alegrias, sobre felicidade, podendo, inclusive, ser bastante superficial. Tanto que rimos das piadas que nos contam quase que instantaneamente, se a compreendemos a tempo disso.
O olhar é diferente. Diz com profundidade, tem a ver com verdade. Nossas verdades, como nos sentimos, como anda o nosso coração. Tanto é assim que dificilmente encontramos uma imagem de Cristo com um sorriso. Mas o olhar é sempre de misericórdia, de compaixão, de amor!
Confesso que são poucas as pessoas que eu SINTO como se VERDADEIRAMENTE ME ENXERGASSEM. Como se pudessem ver também a minha alma, minhas alegrias, minhas dores, minhas tribulações... E como parecem enxergar todas essas coisas, essas mesmas pessoas parecem da mesma forma compreender o que levo no coração, sem julgamentos ou conclusões, apenas com AMOR.
Mas também não é sempre que elas me enxergam, por algumas vezes, somente me veem, me olham por mais um tempo, até que desviam o olhar. Eu mesma certamente já fiz o mesmo. Não há como negar que todos carregamos muitas cegueiras espirituais. Talvez por isso desviamos o olhar. 
Quantas vezes preferimos não enxergar? Quantas vezes passamos o olhar sobre a verdade sem defrontá-la? Eu tenho buscado manter meus olhos e coração abertos, olhar as pessoas mais profundamente, para que elas possam sentir-se como eu me sinto com umas poucas: amada e compreendida. Para viver na verdade, encarar meus medos, minhas inseguranças... Olhos abertos, coração com mansidão e disposição!
Por isso quando quero dizer que amo uma pessoa, procuro primeiramente OLHAR para ela. Às vezes só isso já é suficiente. Com minha família funciona bem! Geralmente ainda verbalizamos, como um afago a mais, não que fosse necessário, nossos olhares já teriam dito tudo... 
Quem assistiu "Avatar" legendado pode recordar das declarações de amor feitas entre Jacke e Neytiri, casal protagonista do filme, sucesso de bilheteria: "I see you..." Querendo dizer um milhão de coisas além da visão.
E assim tem sido comigo nos últimos dias. Os olhares (ou a falta deles) tem me dito muitas coisas. Tenho procurado guardar essas coisas em meu coração, até mesmo porque, olhares à parte, "nem tudo é o que parece"... Nem sempre encontraremos as respostas que nosso coração procura no olhar do outro! Quando isso acontece comigo tem apenas um olhar que me diz que eu posso confiar, que o amor e a esperança valem mesmo à pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário