quinta-feira, 16 de julho de 2015

Breves (bem breves) notas sobre o dia de ontem...

Ontem, e – por um desvirtuamento de minha parte – somente ontem, fiquei sabendo que no dia 15 de julho é celebrado, no Brasil, o dia do homem. Isso me fez questionar as razões pelas quais desde que eu “me conheço por gente” sei que no dia 08 de março se comemora o dia internacional da mulher, mas somente aos 30 anos de idade fiquei sabendo que dia 15 de julho é O DIA DO HOMEM!
Resolvi investigar e descobri que a data foi instituída na década de 90, depois, portanto, de eu “já me conhecer por gente”! OK, já é um bom motivo! Mas enquanto nós, mulheres, podemos elencar um numeroso rol de motivos para celebrarmos o dia internacional da mulher, surpreendeu-me que, na pesquisa virtual, um motivo em especial foi destacado no que se refere ao “dia do homem”: melhorar a saúde deles! Conscientizá-los para a importância de (pasmem!) cuidarem de si mesmos (principalmente no que se refere a câncer de próstata)! Nada que uma mãe, irmã, esposa ou namorada (mulher, mulher, mulher e mulher!) já não os tivesse alertado muitas vezes!
Mas essa não foi a única reflexão oportunizada pela data... Acabei por constatar que, enquanto são muitas as mulheres, de minha convivência, pelas quais eu TIRO O CHAPÉU, poucos são os homens pelos quais o mesmo chapéu sai da minha cabeça!
Meu pai e meu irmão, sem sombra de dúvidas, por um milhão de motivos!!! E alguns outros poucos, por diferentes razões! Contudo, ainda me resta a impressão de que eles sim são o sexo frágil! Não quero enfrentar dados e personalidades históricas, pois os homens serão em maior número lembrados... Mas apenas fazer um desabafo, pois me parece que, na pós-modernidade, mais do que nunca, são as mulheres que fazem a vida acontecer! Nas pequenas coisas, que são muitas, mas que mantém a casa – e o mundo – em ordem! O ideal seria que essa responsabilidade fosse igualmente dividida em todas as tarefas quotidianas e em todos os segmentos. Em todas as responsabilidades, sejam elas políticas, sociais, ou mesmo relacionadas ao lar! Fato é que as mulheres ainda ficam nos bastidores! E como se trabalha nos bastidores!!!

Não! Este não é um discurso feminista e discriminatório! Pelo menos essa não é a minha intenção! É que hoje acordei com uma alegria imensa por SER MULHER! Acordei orgulhosa dessa condição, um dia depois de celebrado o dia do homem! Afinal, cada uma de nós, por um motivo ou por outro, como diz a Rita Lee: “É MAIS MACHO QUE MUITO HOMEM!”

2 comentários: