Mulheres, mulher, universo feminino! Eu sabia que poderia escrever sobre isso! Sabia que teria muitas coisas para dizer sobre tudo que envolve SER MULHER! Por isso preferi as palavras soltas a um poema sobre mulheres ou para nós, MULHERES! Não que eu vá dizer alguma coisa que tenha um significado melhor, mas simplesmente porque SOU MULHER, e adoro essa condição!
Uma condição que envolve tantos sentimentos que as letras do alfabeto não seriam suficientes para descrever... Alguns poetas ou poetizas bem conseguiram expressá-los! Mas... é como dizem... A letra é morta! É o espírito que vivifica!
E o que nosso espírito, nossa alma feminina verdadeiramente sente sobre essa condição? Tudo bem, quando cansada, pode dizer que não e fácil gerenciar tantas tarefas ao mesmo tempo... O lar, a profissão, o companheiro, os filhos, a educação destes, e ainda o salto alto, a maquiagem e os borrões que nossas dores nos causam!
Mas... por outro lado, diria a nossa alma feminina que é muito bom ser mulher! E bendiria a Deus por essa oportunidade!
Meu companheiro um dia me chamou a atenção sobre algo que eu não entenderia, justaente por SER mulher... não me recordo exatamente a o que ele se referia! Lembro da minha resposta e de minha "vitoria" no diálogo... Disse-lhe eu: "e você nunca vai saber o que é ter um bebê, nunca vai saber o que significa gerar uma vida." Entre gargalhadas ele se deu por conta que eu tinha mesmo razão!
E essa é apenas uma, de nossas inúmeras dadivas oportunizadas por essa condição de SER MULHER! São muitas, e não cabe aqui enúmera-las. Cada uma de nós, particularmente, deve ter suas próprias vitórias e conquistas que, por mais que dividamos com nossos parceiros, estes jamais poderão saber o verdadeiro sabor! O real valor!
De um jeito ou de outro, dentre essas coisas que fazem valer à pena ser mulher estão as nossas lutas e labutas! Quão valiosas elas são! É fácil para o forte ser forte! Agora... o sexo, dito frágil, fortalecer-se em meio a repressões e desvalorizações, tem outro sabor! Orgulho-me também disso! E tenho dito!
São Marias, Joanas, Luanas! Não é a toa que os homens gostam tanto de fantasiar-se de mulheres! Toni Ramos bem que tentou incorporar a Gloria Pires, e se saiu muito bem em seus trejeitos... Mas enquanto eles tentam, nos somos! Com grande facilidade! Somos, sentimos, vivemos! E sapateamos e dançamos com a musica que tocar! E até somos capazes de nos deixar encantar pela dança um tanto sem jeito de nossos descompassados maridos. Porque sabemos que enquanto eles querem ser águias fortes e vorazes, nós nos contentamos, e até preferimos ser esbeltas e leves em voo como as garças ou pássaros menores... Andorinhas talvez!
Que rodopiam em ventos fortes e alegram o céu mesmo em dias chuvosos, mesmo em meio à tempestades! Que alegram um céu de tempestades com amor, docialidade, garra, força, coragem e sensibilidade!
Que os debates de hoje sejam tão fecundos como a nossa intimidade...
Que as contribuições sejam tão grandiosas quando a nossa capacidade de doação...
E, sobretudo, que todos os dias de nossas vidas possamos SER mulher e tudo o mas que esse infinito nos diz e até contradiz!
Que as reflexões sejam convertidas em ações, e que o amor, como em um coração de uma mulher, sempre prevaleça!
Amém!
Mulher, mulheres, universo feminino... eu sabia que poderia escrever sobre isso, mas eu agora me corrijo... achava que sabia, mas em verdade não tinha ideia de que teria mesmo tantas coisas para dizer... Então, eu vou deixar que por outras mulheres sejam ditas!
* Texto elaborado especialmente para um Evento realizado na URI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, em comemoração ao dia internacional da mulher. Leitura realizada na abertura do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário